COMENDA AMBIENTAL ESTÂNCIA HIDROMINERAL DE SÃO LOURENÇO
A concepção da medalha
A concepção de uma ideia é como uma semente que, quando jogada ao vento, ao cair em uma terra fértil, com a luz do sol, o ar e a água, germinará e brotará. Haverá de crescer, seu caule, suas flores e frutos serão abundantes e perpetuarão no ambiente por gerações.
Voltando de uma viagem, depois de assistir e participar de solenidade em Diamantina, indaguei-me por que minha região, o Sul de Minas, e minha terra natal, São Lourenço, não possuíam evento de tal porte, como a Medalha JK ou a Medalha da Inconfidência, em Ouro Preto.
Ao falar com Eugênio sobre isso, imediatamente concluímos que poderia ser uma Comenda, que traduzisse os nossos bens maiores: as águas minerais e o meio ambiente preservado!
Por que não criarmos, então, uma condecoração que potencializasse nosso turismo, homenageasse personalidades que se distinguem na preocupação com o meio ambiente, turismo e cultura?
A partir daí, Eugênio criou o projeto da Comenda, pensamos nas cores e marca nela inserida, uma gota de água ao centro, com a frase prima inter pares e laterais verdes…
Daí ao Projeto de Lei, muito bem recebido pelo prefeito Zé Neto e pelos vereadores da cidade, foi como um passe de mágica. Tudo aconteceu muito rápido e a cada dia nos surpreendíamos com a acolhida e receptividade de muitos…
Eugênio foi convidado pelo prefeito para ser o Chanceler da Medalha.
Tal qual uma semente que joguei ao vento, a ideia simples que tive para a Comenda ganhou vida e grandiosidade por agregar pessoas que compartilham o mesmo sentimento. Germinou, brotou, cresceu, floriu e, em breve, colheremos os primeiros frutos. Entre eles, elevar cada vez mais nossa terra, destacando a qualidade de vida nela existente.
Que as ideias dos homens sejam transparentes como a água: símbolo da vida no planeta!
Ivanise Junqueira Ferraz – Ensaísta e escritora, idealizadora da Comenda
Mensagem do Chanceler
“Percebi, na ideia de Ivanise, a oportunidade para o desenvolvimento de algo grandioso, que juntasse meio ambiente, turismo e cultura, de forma tal que transformasse São Lourenço em polo nacional de preservação ambiental e de qualidade de vida, e que, de curto a médio prazo, fosse o evento encampado pelo Governo do Estado, de modo que, anualmente, haja a transferência simbólica da capital para a cidade, atraindo ainda mais os olhares para a nossa querida estância hidromineral, como já vem ocorrendo nessa primeira edição da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço-MG.”
Eugênio Ferraz – Chanceler da Comenda Ambiental Estância Hidrominieral de São Lourenço
Imagem símbolo
Imagem símbolo da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço de autoria da Artista Plástica Simone Ribeiro.