• PROGRAMAÇÃO

    Confira os eventos já programados para esta edição

    :: Saiba Mais
  • A COMENDA

    Entenda a concepção da Comenda: Mensagens do Prefeito Municipal, da Idealizadora e do Chanceler da Comenda. Confira, também, as programações dos anos anteriores

    :: Saiba Mais
  • FOTOS

    Confira os momentos marcantes da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço.

    :: Saiba Mais
  • ANOS ANTERIORES

    Veja o que de melhor aconteceu nas edições anteriores da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço. FOTOS, VÍDEOS E NOTÍCIAS

    :: Saiba Mais

A Comenda

Um tributo às águas

prefeitoSão Lourenço, como os municípios vizinhos, nasceu e se desenvolveu em função das águas minerais carbogasosas, descobertas no início do século XIX. Naturalmente gasosas e com sabores diferenciados, também têm, comprovadamente, propriedades medicinais. Essas características atraíram visitantes que, em busca de tratamentos e curas, acabaram estimulando o rápido desenvolvimento das cidades de Caxambu, Cambuquira, Lambari e São Lourenço que, juntas, formaram o primeiro circuito turístico do País, o Circuito das Águas.

A sugestão da ensaísta Ivanise Junqueira de criar uma comenda para comemorar o Dia da Água teve imediato apoio tanto do Executivo como do Legislativo Municipal. Ao homenagear personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do Meio Ambiente, da Cultura e do Turismo, a Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço atrai a atenção do Brasil e do mundo para as águas que fizeram Minas Gerais ficar conhecida como a “caixa d'água do Brasil”, com destaque para a região sul, onde se concentra um número inestimável de nascentes de características especiais. A condecoração é o nosso tributo às águas.

 

José Sacido Barcia Neto - Prefeito de São Lourenço

A concepção da medalha

ivanise medalha

A concepção de uma ideia é como uma semente que, quando jogada ao vento, ao cair em uma terra fértil, com a luz do sol, o ar e a água, germinará e brotará. Haverá de crescer, seu caule, suas flores e frutos serão abundantes e perpetuarão no ambiente por gerações.

Voltando de uma viagem, depois de assistir e participar de solenidade em Diamantina, indaguei-me por que minha região, o Sul de Minas, e minha terra natal, São Lourenço, não possuíam evento de tal porte, como a Medalha JK ou a Medalha da Inconfidência, em Ouro Preto.

Ao falar com Eugênio sobre isso, imediatamente concluímos que poderia ser uma Comenda, que traduzisse os nossos bens maiores: as águas minerais e o meio ambiente preservado!

Por que não criarmos, então, uma condecoração que potencializasse nosso turismo, homenageasse personalidades que se distinguem na preocupação com o meio ambiente, turismo e cultura?

A partir daí, Eugênio criou o projeto da Comenda, pensamos nas cores e marca nela inserida, uma gota de água ao centro, com a frase prima inter pares e laterais verdes…

Daí ao Projeto de Lei, muito bem recebido pelo prefeito Zé Neto e pelos vereadores da cidade, foi como um passe de mágica. Tudo aconteceu muito rápido e a cada dia nos surpreendíamos com a acolhida e receptividade de muitos…

Eugênio foi convidado pelo prefeito para ser o Chanceler da Medalha.

Tal qual uma semente que joguei ao vento, a ideia simples que tive para a Comenda ganhou vida e grandiosidade por agregar pessoas que compartilham o mesmo sentimento. Germinou, brotou,  cresceu, floriu e, em breve, colheremos os primeiros frutos. Entre eles, elevar cada vez mais nossa terra, destacando a qualidade de vida nela existente.

Que as ideias dos homens sejam  transparentes como a água: símbolo da vida no planeta!

    Ivanise Junqueira Ferraz - Ensaísta e escritora, idealizadora da Comenda

ef medalha
Mensagem do Chanceler

" Percebi, na ideia de Ivanise, a oportunidade para o desenvolvimento de algo grandioso, que juntasse meio ambiente, turismo e cultura, de forma tal que transformasse São Lourenço em polo nacional de preservação ambiental e de qualidade de vida, e que, de curto a médio prazo, fosse o evento encampado pelo Governo do Estado, de modo que, anualmente, haja a transferência simbólica da capital para a cidade, atraindo ainda mais os olhares para a nossa querida estância hidromineral, como já vem ocorrendo nessa primeira edição da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço-MG."

Eugênio Ferraz – Chanceler da Comenda Ambiental Estância Hidrominieral de São Lourenço

Programação – Comenda Ambiental 2011
  • DIA 18 DE MARÇO DE 2011 – SEXTA-FEIRA

     

     

     

    • 20h30 – Show com Marcus Viana Transfônika Orquestra
  • DIA 19 DE MARÇO DE 2011 – SÁBADO

     

     

     

    • 17h – Passeio no Trem das Águas
    • 19h – Lançamento da edição nº 2 da Revista Memória Cult
    • 20h30 – Show “Tributo às Águas” com o cantor e compositor Flávio Venturini e convidados
  • DIAS 20 DE MARÇO DE 2011 – DOMINGO

     

     

     

    • 10h – Entrega da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço
Programação – Comenda Ambiental 2012
  • DIA 22 DE MARÇO – QUINTA-FEIRA

     

     

     

    • 20h15 – Abertura oficial da Semana da Água
    • 20h30 – Apresentação da Orquestra Ouro Preto – TEMA DO SHOW:Latinidade
  • DIA 24 DE MARÇO – SÁBADO

     

     

     

    • 13h – Ciclo de debates sobre meio ambiente e lançamento do Livro "Preservação das Nascentes. O pagamento por serviços ambientais ao pequeno ruralista provedor" de autoria do Juiz Federal Carlos Geraldo Teixeira
    • 19h – Abertura da Exposição “A Ecologia Humana” da Artista Plástica Simone Ribeiro e lançamentos de livros
    • 20h – Apresentação da Banda do Corpo de Fuzileiros Navais
    • 21h - Show: Marcus Viana e Sagrado Coração da Terra – participação especial de Toninho Horta
  • DIA 25 DE MARÇO – DOMINGO

     

     

     

    • 9h – Apresentação da Banda Antonio de Lorenzo
    • 10h - Solenidade de Agraciamento – “Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço – MG”
    • - Assinatura de atos de legislação Ambiental pelo Governador de Minas Gerais Antonio Anastasia
    • - Acendimento da Pira que será conduzida pela Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira que percorrerá diversas cidades chegando a Ouro Preto no dia 21 de abril para a Cerimônia Oficial do Governo de Minas Gerais em comemoração à Inconfidência Mineira.
    • 2h - Apresentação do Conjunto  FUZIBOSSA do Corpo de Fuzileiros Navais:

OBS.: Nos dias 24 e 25 haverá apresentação de balonismo, com o apoio da Federação Mineira de Balonismo

 

Programação – Comenda Ambiental 2013
DIA 21 DE MARÇO DE 2013 – QUINTA-FEIRA

9h30 às 18h – PEDACINHO DO INSTITUTO INHOTIM em SÃO LOURENÇO – PROJETO ESPAÇO CIÊNCIA ITINERANTE

Local: Tenda na Praça João Lage – em frente ao Parque das Águas

 O Projeto Espaço Ciência Itinerante já esteve em alguns municípios de MG e na capital do Estado do Rio de Janeiro em 2012. Agora, a pedido da Chancelearia da Comenda Ambiental Estancia Hidromineral de São Lourenço, MG, chega a vez de São Lourenço. Cerca de 700 estudantes e 50 professores participarão das atividades no espaço interativo que é equipado com lupa eletrônica, microscópio, projeção de vídeos ambientais educativos e modelos didáticos da fauna e flora do Inhotim. A interatividade oferecida, visa revelar o incrível mundo macro e micro de bichos e plantas aliados à conservação da biodiversidade. Além do público escolar, os moradores da cidade e visitantes estão convidados a participarem das atividades e conhecerem mais um pouquinho sobre Inhotim. 9h30 às 17hs estudantes e professores, 17h às 18hs público livre.Conheça o Inhotim também pelo site: www.inhotim.org.br

 

18h – Desfile dos Cavaleiros da Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira

Local: Rodoviária (concentração)

Grande mobilização saindo da rodoviária em direção a Praça João Laje (em frente ao Parque das Águas). Viaturas da Polícia Militar, Polícia Montada, Corpo de Bombeiros, possivelmente balões, acompanharão a Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira, que conduzirão um baú contendo simbolicamente as comendas, até o local de entrega da Comenda Ambiental, onde os cavaleiros receberão, no início da cerimônia o “Fogo Simbólico da Liberdade” que será conduzido pelos caminhos da Estrada Real até Ouro Preto, onde acenderá a Pira da Liberdade na cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência.

 

19h30 – Cerimônia da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço:

Local: Praça João Lage – Em frente ao Parque das Águas

- Coreografia da Polícia Militar de Minas Gerais com a Tocha da Liberdade que será entregue aos Cavaleiros da Inconfidência Mineira;

- apresentação especial de Marcus Viana e Laiza Moraes;

- agraciamentos;

- participação especial da Sociedade Musical Antonio de Lorenzo.

- Show musical

 

 

DIA 22 DE MARÇO DE 2013 – SEXTA-FERIA

8h – Partida dos Cavaleiros da Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira

Local: a ser definido

Saída dos Cavaleiros conduzindo o “Fogo Simbólico da Liberdade”, em desfile como no dia anterior, com a primeira parada programada em Baependi,  onde prestarão homenagem a Nhá Chica.

 

16h (previsão) – Homenagem da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço e da Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira a Nhá Chica em Baependi

 

8h30 – Abertura do Seminário sobre Acessibilidade em Cidades Turísticas:

Local: Câmara Municipal de São Lourenço

Abertura com a participação do Coral Vozes das Celas e Grupo Musical da APAE São Lourenço

O objetivo principal do evento é despertar a atenção e a conscientização de autoridades e comunidades sobre a importância do acesso de deficientes físicos em cidades e atrativos turísticos. Trata-se do início de uma discussão enriquecedora sobre o assunto.

Diversas participações já estão programadas, como:

- Carlos André Mariani Bittencourt, Procurador Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais;

- Eros Biondini, Secretário de Estado de Esporte e Juventude de Minas Gerais;

- Marcos Paulo de Souza Miranda, Promotor Coordenador das Promotorias de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais;

Maria Elmira Evangelina do Amaral Dick, Promotora de Justiça, Coordenadora da PROEDUC – Coordenadoria Estadual de Defesa da Educação;

- Leonardo Mattos, Vereador em Belo Horizonte; Luiz Figueira de Quental, Referência Nacional em Turismo;

- Ana Lúcia de Oliveira, Coordenadora Especial de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência;  

- Kátia Ferraz, Presidente do Centro de Vida Independente de Belo Horizonte;

- Willian Eventos, Vereador em São Lourenço; entre outras personalidades/instituições.

O Seminário ocorrerá durante todo o dia e será encerrado no final da tarde com a emissão da “Carta São Lourenço”

Confira a programação completa do seminário.

 

9h30 às 18h – PEDACINHO DO INSTITUTO INHOTIM em SÃO LOURENÇO – PROJETO ESPAÇO CIÊNCIA ITINERANTE

Local: Tenda na Praça João Lage – em frente ao Parque das Águas

 * O Projeto Espaço Ciência Itinerante já esteve em alguns municípios de MG e na capital do Estado do Rio de Janeiro em 2012. Agora, a pedido da Chancelearia da Comenda Ambiental Estancia Hidromineral de São Lourenço, MG, chega a vez de São Lourenço. Cerca de 700 estudantes e 50 professores participarão das atividades no espaço interativo que é equipado com lupa eletrônica, microscópio, projeção de vídeos ambientais educativos e modelos didáticos da fauna e flora do Inhotim. A interatividade oferecida, visa revelar o incrível mundo macro e micro de bichos e plantas aliados à conservação da biodiversidade. Além do público escolar, os moradores da cidade e visitantes estão convidados a participarem das atividades e conhecerem mais um pouquinho sobre Inhotim. 9h30 às 17hs estudantes e professores, 17h às 18hs público livre.Conheça o Inhotim também pelo site: www.inhotim.org.br

 

10h às 18h – Projeto Saci

Local: Tenda na Praça João Lage – em frente ao Parque das Águas

Diversas atividades de educação e conscientização ambiental destinadas a jovens e adultos, tais como: oficinas, Brinquedoteca (Espaço lúdico com brinquedos, livros puffs, etc.), mostras de cinema e espetáculos.

 

9h às 17h – Unidade Móvel do Sine

Local: Praça João Lage – em frente ao Parque das Águas

Expedição de carteira de trabalho e previdência social e postagem de seguro desemprego.

 

21h – Minas ao Luar

Local: Praça João Lage – Em frente ao Parque das Águas

A Chancelaria da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço viabilizou o Projeto Minas ao Luar em parceria com o SESC/MG e Prefeitura Municipal de São Lourenço.

A seresta e a serenata são gêneros musicais muito presentes e tradicionais na cultura do estado. Pensando na valorização dessas tradições e na formação de público, o Sesc Minas, por meio do Minas ao Luar, apresenta shows musicais ao ar livre, em ruas, praças e coretos. As apresentações são sempre abertas ao público. Em 19 anos de história, o projeto já contabilizou mais de dois milhões de espectadores e a produção de dois discos e um livro.

Desde a primeira edição, realizada em Diamantina, em 1994, o projeto já percorreu aproximadamente 200 cidades. Em 2012, o Minas ao Luar passou a realizar duas apresentações por semana, em diferentes cidades mineiras, somando, aproximadamente, 60 apresentações no ano (depois de muitos anos o projeto retorna a São Lourenço, em homenagem a Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço).

 

DIA 23 DE MARÇO DE 2013 – SÁBADO

9h às 17h – Projeto Saci

Local: Tenda na Praça João Lage – em frente ao Parque das Águas

Diversas atividades destinada a jovens e adultos, tais como: oficinas, Brinquedoteca (Espaço lúdico com brinquedos livros puffs), mostras de cinema e espetáculos estão programados.

 

9h às 17h – Unidade Móvel do Sine

Local: Praça João Lage – em frente ao Parque das Águas

Expedição de carteira de trabalho e previdência social e postagem de seguro desemprego.

 

10h às 16h – Emissões de carteiras de Identidade pela Polícia Civil de Minas Gerais

Local: Praça João Lage – em frente ao Parque das Águas

Documentação necessária: Para solteiros, 2 fotos e a certidão de nascimento. Para casados, certidão de casamento e duas fotos. 

 

10h – Passeio no Trem das Águas:

Local: Estação de São Lourenço

Passeio no Trem das Águas para agraciados e convidados.

IMPORTANTE: o credenciamento para o passeio será feito das 9h às 9h45 na própria Estação.

 

20h – apresentação da Banda da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais

Local: Praça João Lage – em frente ao Parque das Águas

 

 

Imagem símbolo

 

Figura convite - SR

Imagem símbolo da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço de autoria da Artista Plástica Simone Ribeiro

 

CONFIRA A RELAÇÃO DE AGRACIADOS EM 2013 COM A COMENDA AMBIENTAL ESTÂNCIA HIDROMINERAL DE SÃO LOURENÇO

VIDEOS EM DESTAQUE


Inserções na TV Globo Minas, na EPTV Varginha e na Alterosa Varginha.

::Todos os Vídeos

Realização

saolourenco     COMENDA   LOGO INDIC

Patrocínio

logo_SL_com_principal_RGB